Facilitação de Encontros Colaborativos
Está difícil engajar as pessoas durante as reuniões? Muitos encontros se perdem por falta de clareza, estratégia e espaço seguro para que todos possam se conectar e participar de verdade.
É considerando esse cenário que eu desenho e facilito processos que incentivam o engajamento, promovem um equilíbrio entre o pensar-sentir-agir e garantem que os momentos de reunião sejam, de fato, espaços férteis para a cocriação.
Esse trabalho transforma encontros em experiências significativas, fortalecendo o pertencimento, trazendo sentido às decisões e alinhando o grupo em torno de uma visão comum. Tudo isso com uma condução estratégica e, ao mesmo tempo, acolhedora, capaz de sustentar as tensões e ajudar o grupo a alcançar os objetivos do encontro de forma fluida, participativa e eficaz.
O projeto acontece em 3 etapas:
1.
Mapeamento do Contexto
Por meio de entrevistas e colheita de informações-chave, mapeamos o contexto, os desafios e as intenções do encontro, para construir uma experiência sob medida.
2.
Desenho da Experiência
Criação de um cronograma detalhado de atividades alinhadas aos objetivos do encontro e estruturadas com elementos que facilitam a conexão entre as pessoas e em torno de um propósito comum.
3.
Facilitação do Encontro
Condução da estrutura validada, garantindo que os objetivos sejam alcançados de forma fluida, eficaz e participativa. Entrega de relatório com os registros das atividades e das percepções antes e após o encontro.
Como funciona:
- Encontros online ou presenciais, adaptados ao contexto e ao propósito do grupo;
- Curadoria de metodologias, ferramentas e práticas que despertam novas percepções sobre os desafios;
- Integra abordagens como o Design Cultural, Design de Conexões, Segurança Psicológica de Times, Sociocracia e Desenvolvimento Regenerativo;
- Uma combinação de momentos de reflexão, diálogos estruturados, práticas de escuta e conexão, experimentação criativa e construção conjunta;
- O desenho da experiência é construído a partir de alinhamento e validação frequente com a liderança.
Ao final do projeto, você recebe:
Mapa do contexto atual do grupo, com narrativas, dinâmicas e desafios identificados na coleta de informações;
Pesquisa pós evento com percepções e feedbacks dos participantes;
Relatório final com o registro dos processos, definições e aprendizados do evento.
O que dizem sobre o meu trabalho:

"Gabi montou e facilitou dois dias de workshops e dinâmicas com nossa equipe de +100 pessoas durante o offsite da eureciclo. Posso afirmar que todo o processo foi previamente pensado e construído de forma coesa, trazendo insights transformacionais para a cultura da empresa. Ela liderou o projeto de forma transparente, inclusiva e flexível e os insights não ficaram só no nível do diagnóstico, pois planos de trabalhos foram criados para fixar as iniciativas. O resultado final foram interações de ótima qualidade além de integração entre todas as pessoas e alinhamento com a visão estratégica. Muito obrigado pelos momentos que aumentaram a consciência e animaram a equipe."
Thiago Pinto
Fundador e CEO - eureciclo
“Gabriela fez um trabalho fantástico com a equipe da Cajueiro Criativo, com foco no planejamento estratégico, possibilitando dinâmicas e ferramentas para melhoria dos processos, definições de papéis dentro da equipe, gerando mais engajamento e clareza. A mentoria de liderança também fez parte do processo, realizada de uma forma muito integrativa e humana, disponibilizando ferramentas essenciais para percepção de talentos, delegação de atribuições, diálogos abertos e senso de pertencimento.”
Caroline Rodas Gonçalves
Fundadora e Diretora Geral - Cajueiro CriativoPor que eu posso te ajudar?
Sou Gabriela Reis, economista pela USP e pós-graduada em Liderança e Gestão de Pessoas. Atuei por anos na comunicação de negócios de impacto socioambiental e, ao liderar equipes em ambientes de alta pressão, descobri minha verdadeira motivação: transformar o trabalho em um espaço mais colaborativo, saudável e significativo. Experimentei novas estruturas e práticas que fortaleceram vínculos, aumentaram o bem-estar e melhoraram os resultados do time, criando um ambiente fértil para conversas maduras, aprendizagem e inovação.
Essa experiência se tornou a base da minha transição de carreira em 2021, quando decidi apoiar outras lideranças na construção de ambientes colaborativos e potentes. Sou facilitadora certificada pelo Instituto Internacional de Segurança Psicológica de Times, com formações em Design Cultural, Design de Conexões, Desenvolvimento Regenerativo e Terapias Corporais e Artísticas. Hoje atuo como mentora, educadora e palestrante, ajudando pessoas e organizações a repensarem o trabalho de forma mais intencional e regenerativa.